Portal to Portugal

Em 2021, o AEGP estabeleceu um protocolo de cooperação com uma escola polaca e serviu como instituição de acolhimento no âmbito do Projeto “Portal to Portugal: usage of the project method to form key competences among students” (Project id: 2021-1-PMU-4157), financiado pelo European Social Fund – Operational Programme Knowledge Education Development através do Programa POWER da agência nacional da Polónia.

Portal to Portugal resultou assim da cooperação entre o VII Liceum Ogólnokształcące z Oddziałami (Katowice, Polónia) e o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (Évora, Portugal) com o objetivo de melhorar as competências-chave dos alunos, aumentar a responsabilidade dos alunos no seu processo educativo e no seu desenvolvimento, aumentar a motivação dos alunos, sensibilizar os alunos para a cultura e o património europeus, aumentar as competências linguísticas e interpessoais dos alunos e comparar métodos educativos e foi implementado em 2022 com a mobilidade dos estudantes polacos afetos ao projeto.

Entre 17/10/2022 e 25/10/2022, os alunos do 11ºE do agrupamento, (e 14 professores) receberam 15 alunos (acompanhados por 3 professores). Como tarefa, os alunos, distribuídos por grupos de trabalho, simularam pertencer a agências de viagens com o objetivo de desenhar uma oferta turística dirigida aos cidadãos polacos e tendo como destino a região de Évora. Os alunos escolheram os locais específicos do destino, o tipo de atividades a desenvolver e o perfil de visitante que desejavam alcançar. Recolheram informações sobre a cidade e a região e atenderam a todos os aspetos necessários à operacionalização da oferta (transportes, alojamento, atividades, seguros, preço…). Os alunos trabalharam ainda num dicionário Inglês – Polaco – Português com palavras e frases associadas ao Turismo.

Para além das atividades curriculares, orientadas pelo grupo de professores polacos, o AEGP desenvolveu um programa curricular e extracurricular com o objetivo de aprofundar as ligações entre os estudantes em contextos de interação livre e de aprendizagem formal e não formal. Atividades desportivas, oficinas de artes e de expressão dramática, aulas específicas (de Inglês e de Turismo), visitas culturais ao Centro Histórico da cidade e a uma aldeia histórica da região (Monsaraz) e jantares de convívio foram organizados. Durante a estadia, os alunos polacos tiveram também a oportunidade de apresentar o seu país, a sua região e a sua escola, provando que conhecer outras culturas permite-nos quebrar os preconceitos e desafiar os estereótipos que temos sobre os outros.

Podes SABER TUDO o que aconteceu na nossa escola consultando o Relatório Instantâneo do Projeto, que dá a conhecer e ilustra as atividades realizadas. Disponível na página da documentação, aqui.

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